domingo, 29 de maio de 2011

Cursinho Paideia / Professores Ed. Física


Entenda como questões de atualidades são cobradas nos vestibulares de meio de ano

Professores dão dicas de como se preparar para os processos seletivos de inverno

por MARIANA NADAI | 27/05/2011 13h 23
Os vestibulares de meio de ano estão chegando. Nos próximos meses, milhares de estudantes de todo o Brasil concorrerão a uma vaga em faculdades disputadas, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pouco tempo das provas, fica a dúvida: além do conteúdo aprendido na escola, como questões de atualidades podem cair nesses exames?

“Em geral, nenhum vestibular utiliza os assuntos de atualidades da forma que os estudantes imaginam. Na prova não terá uma pergunta sobre o acontecimento em si, as questões relacionam algum fato com o conceito ligado a ele”, explica o professor de geografia do curso Anglo Reinaldo Scalzaretto.

Por isso, antes de sair correndo para ler os jornais dos últimos meses, mantenha o foco nas matérias aprendidas em sala de aula. “As questões apenas envolvem atualidades para falar sobre algum tema clássico de matérias como geografia ou história. Por exemplo, podem falar do terremoto do Japão, mas ele será usado para dar um panorama de uma questão de placas tectônicas, que sempre são cobradas no vestibular”, orienta Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica e professora de geografia do Objetivo.

Confira alguns assuntos que podem ser abordados nos próximos vestibulares
Meio ambienteassuntos como aquecimento global, buraco na camada de ozônio e até questões mais locais, como ilha de calor e poluição, são fortes candidatos para caírem nas provas.
Populaçãoo tema pode ser questionado, principalmente, por causa das publicações de dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Urbanizaçãoa questão pode ser abordada por conta dos problemas urbanos que foram destaque nas manchetes dos jornais no começo deste ano, como as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.
Terremotoquestões sobre terremoto, vulcanismo e placas tectônicas são temas frequentes nos vestibulares, por fazerem parte do conteúdo cobrado de geografia. Por conta do terremoto no Japão, o assunto ganhou destaque. Mas atenção, uma boa prova não vai cobrar quantos graus na escala Richter teve o terremoto, mas pode, a partir da intensidade do tremor, pedir que o estudante explique o conceito que envolve o desastre.
Chinaa economia do país tem sido destaque nos jornais . Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu mais de 10% e o país tornou-se a segunda maior economia do mundo. O vestibular pode tanto falar dessa questão, como das relações internacionais da China, inclusive com o Brasil.

domingo, 22 de maio de 2011

Café Filosófico

    O Programa Escola da Família da Escola Ataliba de Oliveira iniciou no dia 21/05 o Café Filosófico como um meio de contribuir no currículo do Cursinho Paideia e discutiu o tema A importância do conselho tutelar em diálogo com a escola, assessorado pelo Prof. Edson dos Santos.

     O Cursinho Paideia tem um currículo comprometido com as questões atuais da sociedade, pretendendo articular cultura e conhecimento. Como sustenta a Proposta Curricular do Estado de São Paulo que “todas as atividades da escola são curriculares, ou não serão justificáveis no contexto escolar. Se não rompermos essa dissociação entre cultura e conhecimento não conseguiremos conectar o currículo à vida – e seguiremos alojando na escola uma miríade de atividades ‘culturais’ que mais dispersam e confundem do que promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos”.

      Assim, o Café Filosófico do Programa Escola da Família pretende fomentar nos alunos do Cursinho Paideia e da comunidade de Heliópolis a formação da consciência crítica e promover uma Educação de qualidade e que dê sentido à vida.


Renê da Silva Barbosa
Educador Profissional do Programa Escola da Família e Coordenador do Cursinho Paideia










sábado, 21 de maio de 2011

ENEM 2011



Enem 2011
Inscrições: 23 de maio a 10 de junho
Provas: 22 e 23 de outubro
Confira aqui outras informações e veja o Edital
Enem 2010
Confira aqui o resultado!

Resolução Comentada do Enem 2010
Gabarito do Enem 2010


Final do Ensino Médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas. Além disso, com o vestibular não se brinca e, se você acha que não está preparado o suficiente, que tal testar seus conhecimentos? É para isso que serve o Exame Nacional do Ensino Médio: para que você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho antes do temido vestibular.
O Exame completou dez anos de vida em 2008, firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde que foi criado, em 1998, até hoje, o número de participantes do Enem aumenta gradativamente e, com isso, o reconhecimento do exame como importante ferramenta avaliativa também cresce.
O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas, um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.

ProUni
O Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino médio no Brasil, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Outra vantagem do Exame é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.
Além disso, outro grande incentivo é o ProUni - Programa Universidade para Todos - , que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado em 2005. O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Em 2010, o programa ofereceu 85.155 bolsas.
O Programa distribui dois tipos de bolsa, a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, e a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/



sábado, 14 de maio de 2011

Faltam profissionais e sobram oportunidades em TI

 

Mercado brasileiro de tecnologia da informação cresce à taxa de 10% ao ano e procura por trabalhadores qualificados para seguir em ascensão

James Della Valle,
 

 
São Paulo - O mercado de tecnologia da informação (TI) enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas, faltam profissionais. A situação é semelhante à vivida por outros setores da economia que buscam mão de obra qualificada. A área cresce 10% ao ano, em média, e a previsão é que chegue aos 12% em 2015, ante a uma expectativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 4,5% em 2011.
 
Só no ano passado, as companhias locais investiram cerca de 90 bilhões de reais em infraestrutura de TI, valor que deverá ser superado neste ano, uma vez que mais da metade delas pretende elevar seus orçamentos até dezembro, de acordo com a IDC Brasil – consultoria especializada na análise de mercados.
 
O fenômeno do mercado de TI tem uma consequência negativa, é claro: cresce o receio de um "apagão de mão de obra". Mas a eventual crise é também uma oportunidade para candidatos a ingressar no setor – confira o perfil procurado pelas empresas. Favorece ainda aqueles que já atuam nele, pois já assistem à disputa por profissionais e a consequente elevação dos salários.
 
Só no Catho Online, site que reúne e tabula ofertas de empregos e currículos de profissionais, há 17.000 vagas específicas para a área de tecnologia. "A escassez é generalizada", diz Leonardo Dias, gerente de processos estratégicos do Catho. "As empresas procuram profissionais de todos os níveis e especialidades."
 
Quem decidir se aventurar por esse caminho, contudo, deve se preparar adequadamente. O setor não precisa apenas de profissionais. Precisa de bons profissionais. A má formação e a ausência de vocação estão na base da escassez de mão de obra. "Existe um descompasso entre as universidades e os cursos técnicos, de um lado, e o mercado, de outro. As instituições de ensino não estão conseguindo formar profissionais bons o suficiente para atender as demandas corporativas", diz Mauro Peres, presidente da IDC Brasil.
 
Outro dado que ajuda a entender o "apagão" é estarrecedor: a taxa de evasão de alunos nas escolas de tecnologia é de 82%, revela estudo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). "Isso sugere que muitos bancos escolares são ocupadas por pessoas que, na verdade, não chegarão ao mercado", afirma Sérgio Sgobbi, diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom.
 
Para driblar a escassez de opções e a corrida de salários, a saída até aqui tem sido a importação de profissionais qualificados. "As companhias brasileiras têm recorrido a profissionais argentinos para resolver o problema, que inclusive são mais baratos", diz o head hunter Lucas Toledo, da empresa de recrutamento Michael Page. "A tendência para o futuro próximo é esse processo se intensificar: o Brasil não conseguirrá suprir sozinho toda a demanda por mão de obra."
 
As empresas já começaram a se movimentar. Ao invés de esperar por universidades ou contar com a "importação" de profissionais, apostam no treinamento de jovens talentos. "Em acordo com instituições de ensino, as companhias estão criando centros de capacitação, celeiros de profissionais que se formam com a cultura dos empregadores em mente", diz Toledo.
 
Bradesco e Microsoft já trabalham nesse modelo. A gigante do software oferece treinamento gratuito para diversos candidatos por meio do programa Students to Business (S2B), que garante certificação aos alunos. Os melhores podem conquistar uma vaga na companhia. Os demais ficam prontos para buscar um lugar no mercado – até mesmo na concorrência. De acordo com a companhia, até o momento, mais de 1.000 profissionais oriundos do projeto já foram incorporados pelo mercado.
 
Fonte:
 

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães no Ataliba de Oliveira

    Neste sabado, 07 de Maio, o Programa Escola da família aproveitou a ocasião para realizar uma homenagem especial para as mães dos alunos que frequentam o cursinho PAIDEIA e frequentam nosso projeto aos fins de semana

   Realizamos um almoço comemorativo para lembrar a importância que existe na relação familiar no crescimento moral, na realização pessoal, no convivio no meio de uma sociedade ética e com princípios morais.