domingo, 20 de novembro de 2011

SEMANA DA FILOSOFIA









Doação de Sangue



O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.

O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. Elas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.

São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.

São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande.

Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.

Para Quem Doar

Existem inúmeras situações que demandam sangue. Todas as pessoas que estão passando por tratamentos como quimioterapia, cirurgias e transplantes precisam de sangue, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue.
O doador espontâneo não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que sua atitude é fundamental para salvar vidas. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Por isso precisamos criar a consciência da necessidade de doar sangue entre as pessoas. Em outros países ela já é bem desenvolvida, e as pessoas, conscientes de sua responsabilidade social, desenvolvem o hábito de doar sangue.

Como Doar

Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens pode doar seu sangue até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até 4 vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto.
O doador de plaquetas por aférese poderá almoçar ou jantar GRATUITAMENTE no restaurante do Hospital São Camilo.

Passo a passo da doação

Doei meu sangue, onde ele vai parar? Essa é uma dúvida comum no banco de sangue da Biotec. É claro que o sangue não vai direto da veia do doador para a do receptor. Ele segue um 'fluxo do sangue', que visa torná-lo adequado e seguro para o paciente que precisa dele.

A primeira etapa da coleta de sangue é a triagem, realizada no próprio local de doação. Cada potencial doador passa por alguns exames, como a pesagem, verificação de pressão e teste de anemia, para avaliar seu estado de saúde. Além disso, é entrevistado por um médico através de um questionário com perguntas baseadas na lei, que ajudam na avaliação do estado de saúde do doador e seu comportamento.

A seguir é feita a coleta de sangue por meio de uma agulha inserida em uma veia no braço. O sangue coletado (470 ml no máximo, depende do peso do doador) é armazenado em uma bolsa individual. Acabou o trabalho do doador: ele pode comer um lanche, descansar um pouco e ir para a casa.

Na terceira etapa é que começa o trabalho laboratorial do banco de sangue: a separação em uma centrífuga de seus componentes em três porções menores, o plasma, o concentrado de plaquetas e o concentrado de hemácias. Antes de ser fracionado, as bolsas são submetidas a testes sorológicos.

Nesta etapa é que são detectadas doenças que o doador possa ter e que comprometem o sangue, como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas. Para reduzir ainda mais o risco de contágio de doenças na transfusão, a Biotec realiza um teste adicional, o NAT, que detecta o material genético do vírus, por testes de biologia molecular. Esse teste reduz a janela imunológica significativamente, aumentando a segurança da transfusão de sangue. Por exemplo, no caso de hepatite C a janela imunológica por teste convencionais é de aproximadamente 60 dias, já com o NAT ela diminuí para cerca de 20 dias. Já no HIV, ela vai de 21 para 11 dias.

As bolsas com resultados negativos para todas doenças estão enfim prontas para uso. Cada hemocomponente possui uma validade particular. As plaquetas duram 5 dias e ficam em temperatura de +22ºC até- 2ºC, precisando de agitação constante. O plasma dura 1 ano e é conservado a - 30ºC. Já as hemácias são armazenadas por até 42 dias em temperaturas de +4ºC a - 2ºC.

Quando surge uma necessidade de transfusão, é feita novamente uma bateria de testes, desta vez com o receptor. A enfermagem colhe uma amostra de sangue do paciente e realiza nele testes imunohematológicos. A partir dos resultados, o sangue compatível é retirado do banco de sangue e é feita a transfusão.

Doação de plaquetas por aférese

O sangue tem três tipos de substâncias aproveitáveis: as hemácias, as plaquetas e o plasma. Elas são separadas e cada receptor recebe somente a parte de que precisa.

Uma bolsa de sangue, equivalente à coleta de um doador, contém somente uma fração de cada uma dessas substâncias. Por isso, é necessário juntar o componente de aproximadamente 6 a 10 doadores para um único receptor de sangue.

Certos pacientes, pela natureza de sua doença, podem precisar de plaquetas, hemácias ou plasma de uma só pessoa, ou em grande quantidade. Nestes casos usa-se o sangue coletado por meio de aférese, um procedimento para retirada de um componente específico do sangue. O sangue é retirado, processado e devolvido ao doador, de forma simples, rápida e segura, geralmente por uma única veia do braço. O equipamento de aférese é capaz de extrair somente a fração ou componente desejado do sangue, devolvendo o resto. Não há risco de contaminação pois o kit de coleta é instalado no equipamento de aférese e descartado imediatamente após o uso.

Vantagens e desvantagens para o doador

A coleta de sangue por aférese demora mais tempo (aproximadamente 1 hora). A quantidade de plaquetas é compensada pelo organismo mais rapidamente do que a doação de sangue total.

O doador de plaquetas por aférese pode doar até quatro vezes por mês. O organismo repõe as plaquetas doadas no prazo médio de 3 dias, e a doação pode ser repetida após 72 horas.

O doador de hemácias por aférese deve esperar o intervalo normal de doação de sangue, sendo 4 meses para mulheres e 3 meses para homens.

A doação de plasma por aférese não é usual, pois existe menor demanda por esta parte do sangue e ela se conserva por até um ano por refrigeração. Os demais componentes sanguíneos, por sua vez, se degradam rapidamente: as hemácias se conservam por 35 a 42 dias e as plaquetas por apenas 5 dias. Por isso, quando surge a demanda por estes componentes, a aférese é um instrumento valioso de coleta.

OS REQUISITOS PARA DOAR SÃO IGUAIS PARA TODOS OS TIPOS DE DOAÇÃO

O que são plaquetas?

As plaquetas são responsáveis por ajudar a conter os sangramentos. Circulando pelo sangue, elas aderem às paredes dos vasos sanguíneos danificados, formando um pequeno tampão e impedindo a perda de sangue. Pessoas com poucas plaquetas têm dificuldade em parar de sangrar (hemorragia) mesmo em ferimentos pequenos ou sangramentos espontâneos. Plaquetas geralmente são necessárias para pacientes que por motivo de doença param de produzir ou diminuem drasticamente a produção de plaquetas, necessitando de transfusão.
As plaquetas têm validade de apenas 5 dias após a doação, e precisam portanto ser repostas em estoque constantemente.

Impedimentos

Existem também alguns impedimentos temporários, que cessam logo que deixam de existir:
  • Estar com gripe ou febre
  • Estar grávida ou amamentando
  • Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
  • Ter feito tatuagem ou piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano.
  • Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
  • O doador de plaquetas não pode ter ingerido AAS, aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana.
Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue são aquelas:
  • Com doença de Chagas e malária
  • Que tiveram hepatite após os 10 anos de idade
  • Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS.
Obs: Qualquer dúvida a respeito de impedimentos, converse com os nossos médicos e enfermeiros nos telefones de cada posto em horário de doação.

 

Área Endêmica de Malária

Existem áreas onde há epidemia de malária, são áreas de alto risco de transmissão, que impedem a doação de sangue temporariamente, dependendo do tempo de exposição da pessoa no local.

A cada ano, ocorrem 300 a 500 milhões de casos de malária, com cerca de 1 milhão de óbitos. Dos 25 a 30 milhões de pessoas que viajam para áreas endêmicas, entre 10 a 30 mil contraem malária.

A doença está presente em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil. O foco principal de malária é na África Sub-Sahariana, onde ocorrem cerca de 90% dos casos. Mas não é só nessa região da África que a malária é endêmica, ela atinge 53 países do continente, 21 países nas Américas, 4 países na Europa e 14 países no leste do Mediterrâneo e no sul Asiático.



No Brasil especificamente, a área endêmica é conhecida como Amazônia Legal. Esta área envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.



Quem esteve viajando nessas áreas por menos de um mês, está impedido de doar sangue por seis meses. Já quem esteve mais do que esse período nessas áreas, ou esteve morando, está impedido de doar sangue por três anos.

Lembrando que aqueles que contraíram a malária estão definitivamente proibidos de fazer qualquer tipo doação de sangue.

 

Cuidados após a doação

  • Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 10 minutos.
  • Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12 horas.
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
  • Não fumar por cerca de 2 horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
  • Manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas.

 

Restrições a doação

Restrições a doação
Algumas vacinas impedem a doação de sangue imediata e exigem que o doador espere um período até poder doar, isso ocorre por essas vacinas poderem influenciar nos resultados de exames futuros ou comprometer a saúde tanto do doador quanto de quem receberá o sangue.
Antes de viajar, também devemos ficar atentos às vacinas exigidas, para que o turista consiga ingressar no local. São exigências que existem tanto no Brasil, como no exterior, lugares considerados "locais de risco".
Portanto, veja a lista das principais vacinas e o tempo de intervalo necessário para realizar doação de sangue.
Quem tomar a vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes devem ficar 48hs sem doar sangue. Veja os exemplos:
- Cólera
- Poliomielite (SALK)
- Difteria
- Tétano
- Febre tifóide
- Meningite
- Coqueluche
- Pneumococo
A vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados exige intervalo de quatro semanas para realizar doação de sangue. Veja os exemplos:
- Poliomielite Oral
- Febre tifóide oral
- Caxumba
- Febre amarela
- Sarampo
- BCG
- Rubéola
- Catapora
- Varíola
Vacinação anti-rábica após exposição animal exige período mínimo de 01 ano para a doação de sangue.

As vacinas recomendadas para turistas:

Por precaução, as vacinas recomendadas para os turistas antes de ir viajar são: Hepatite A, Hepatite B, Raiva, Febre Tifóide, Tétano e Coqueluche, Meningite, Febre Amarela e Difteria.

O Regulamento Sanitário Internacional em vigor estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia de fronteiras é a vacina contra a febre amarela. Entretanto, alguns países não autorizam a entrada no seu território sem o comprovativo de vacinação contra outras doenças. É o que acontece com a vacina contra a Meningite Meningocócica, imposta pela Arábia Saudita e exigida a todos os que passem a fronteira entre o Sudão e o Egito, e com a vacina contra a febre tifóide, igualmente obrigatória na passagem de fronteira entre estes dois países africanos. A vacinação contra a cólera também é exigida em determinados países, assim como a de febre amarela.


Fonte: http://www.clubesanguebom.com.br/tsdoacao/

Artigos Sobre Saúde - Projeto APE

PROJETO APE

APE - Ações Preventivas na Escola é um projeto que realiza ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e se alinha ao compromisso deste órgão de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extraescolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.

Abaixo, oferecemos Link's para Download de alguns artigos oferecidos pelo Projeto APE que traz um conteúdo formativo e preventivo sobre as principais doenças e assuntos do cotidiano sobre a saúde.

Meio Ambiente
Saneamento Básico
Você sabia que existe lixo no espaço?
Saiba a quem denunciar irregularidades ambientais
Roteiro Sugestivo
Principais causas de poluições dos rios
O que é economia solidária?
Materiais sobre energia limpa
Mata Atlântica
Galeria de bichos ameaçados de extinção
Fotos de objetos feitos de reciclagem
Energias Renováveis
Eficiência energética e conservação de energia
Dicas Ecológicas e de Saúde
Desastres Ambientais
Curiosidades Ecológicas
Criança Ecológica
Fichas do Mapa Falante
Mapa Falante

Orientações Preventivas
6ª Edição do Informape
Cartilha 2010 Bullying - Justiça nas Escolas
5ª Edição do Informape
Newsletter - Maio
Dicas de Nutrição e Alimentação Saudável
Meningite
Os perigos dos Pombos
O que você precisa saber sobre Meningite
CVE - Meningite
Conjuntivite
Dados Seade
Dados de mortes no trânsito urbano
Estatísticas vitais
População por sexo - Registro estado de São Paulo
Incidência de AIDS por sexo
Incidência de AIDS em maiores de 12 anos
Material sobre AVC Infantil
Material sobre Câncer na Criança e no Adolescente
Material sobre Conjuntivite
Material sobre Câncer no Testículo
Material sobre Depressão na Adolescência
4ª Edição do Boletim Informativo APE
Material de Apoio sobre a Conjuntivite
Material de Apoio sobre a Tuberculose
Livro das Águas-WWF
PPT Entendendo o Diabetes
Exemplo de Relatório de Atividades - 2011
3ª Edição Boletim Informativo APE
PPT Orientação Técnica- Nutrição
PPT Cuidado com raios
PPT Higiene e Saúde
2ª Edição do Boletim Informativo APE
Folder Câncer de Mama
PPT Saúde Sexual no Carnaval
Cartilha de Prevenção - Enchentes
Boletim Informativo APE
Dicas de Verão - APE
Dia Mundial
Fique Sabendo 2010
Formas de Infecção do HIV
Mais de 3 milhões de viciados em drogas injetáveis estão contaminados
Dúvidas Frequentes
Porque fazer o teste de AIDS?
Tratamento e Prevenções
Sintomas e Fases da AIDS
Sugestões de Atividades para Dezembro
Apresentação da O.T
Apresentação Dr. Fernando de Lima
Orientação Técnica e Programação
Texto: A prevenção em nova perspectiva - Dr. Marcelo Sodelli
Ficha de avaliação
Plano de Ação
Plano de ação realizado
PPT Dia Mundial de Combate à AIDS
PPT Dia Mundial da Alimentação
Diabetes Mellitus - APE/PQVT
Sugestões de Filmes
Osteoporose
Avanço da AIDS na Terceira Idade
Aprenda a curtir seus Anos Dourados
Ampliando o olhar para a Terceira Idade
Sugestões de Atividades - Dia do Idoso
Envelhecer com Saúde
Dia do Idoso
A Questão dos Direitos Humanos dos Gerontes
Por quê o coração é um órgão vital?
Sugestões de Atividades
Prevenção
Insuficiência Cardíaca
Doenças Cardiovasculares mais Comuns
Dia Mundial do Coração
5 Fatores de Riscos de Doenças Cardíacas
Instruções sobre Doação de Sangue
Material APE - Doação de Sangue
Turma da Mônica x Drogas
Colesterol bom e ruim
Atividade de Pesquisa e Dinâmica do Jornalista
Tabela de colesterol do alimentos
SBC apoia resolução da ANVISA sobre gordura Trans
Gincana
PPT sobre o Colesterol
Exames para controlar o Colesterol e outras dicas de saúde
O que fazer para normalizar o nível do Colesterol no sangue?
Cartaz de vacinação - Hepatite B e Tétano
Câncer de Instestino
Pare de Fumar
Folder sobre Hipertensão Arterial
Cartilha do Prevenir - IAMSPE
Flyer sobre o Câncer de Mama
Câncer de Boca
7 Ações para 7 Dias
Os Conceitos de Prevenção Aplicados ao Uso de Drogas
Sugestões de filmes sobre o tema Drogas
Mitos e Preconceitos sobre Sexo e Coração
Idosos do Estado de São Paulo desconhecem os fatores de risco para o coração
Geração Álcool
Festa Junina e o Coração
Dieta sugestiva para triglicerídeos elevado
Doença arterial coronariana na mulher
Como deve ser a alimentação para melhorar o bom colesterol?
Artigo revista Época
Você tem mania de remédios?
Sugestões e atividades para crianças e jovens
O CRACK
Mitos e realidade sobre o álcool
Matéria do jornal Estado de São Paulo
Glossário sobre o álcool
Futebol e o Coração
Experiência do ovo transparente
Dosagem do colesterol em crianças
Dinâmicas e Textos
10 coisas que você precisa saber sobre anormalidades do colesterol
Alimentação para reduçao dos níveis de colesterol
Gravidez e Pressão Alta
Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial
Dia Mundial de Combate ao Câncer
Cartaz 31 de Maio
Cigarro: Conheça esse Inimigo
O Cigarro
Debate: Argumentos e Respostas sobre o Tabagismo
Estudo sugere que pessoas menos inteligentes, fumam mais
Fumante Passivo
Jovens e Mulheres na mira da Indústria do Tabaco
Riscos do Tabagismo
Roteiro Sugestivo de Atividades sobre Prevenção ao Tabagismo
Tabaco: Nem comece
Relatos e fatores que interferem na tentativa de abandonar o cigarro
Questionário sobre o hábito de fumar
Parar de fumar, uma difícil mas possível tarefa
Link de vídeo e imagens
Mídia afeta o comportamento em relação ao cigarro
Caderno de Atividades Escolares sobre a Dengue
Quadros da Palestra do Dr. Blanco
Hipertensão - APE
Reduzindo a Pressão Arterial com a Alimentação Correta
Gestação e Hipertensão
Cartilha Hipertensão
Cartaz sobre Hipertensão
Infarto

Alimentação Saudável
Receitas para o Coração
Linhaça, Lecitina e Soja baixam o Colesterol
10 Alimentos para a Saúde do Coração
Suco de beterraba ajuda diminuir os riscos de problemas cardíacos

Saúde Animal
Cão Guia

Outros
O Ciclo da Prevenção
Bullying
 
 

COMO ELABORAR UM EXCELENTE CURRÍCULO


Este artigo foi desenvolvido de modo que dominem as técnicas de elaboração de um excelente currículo e, assim, aumentar suas chances de sucesso na procura de um emprego. Neste livro iremos enfatizar a importância e objetivos do currículo além de explicar sua elaboração e oferecer várias recomendações e dicas importantes para sua elaboração.
Atualmente a concorrência para encontrar um emprego é muito grande. As empresas recebem muitos currículos e a primeira atividade do Departamento de Recrutamento e Seleção é selecionar os currículos. Somente os melhores currículos irão passar nesta primeira fase. Assim, o candidato a emprego deve procurar aprender todas as técnicas que irão facilitar seu sucesso nesta primeira seleção e ser chamado para uma entrevista. Quanto maior o número de entrevistas maior as chances de obter sua colocação.
Este livro tem como um dos seus objetivos sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica desta grande peça de marketing do produto mais importante do mundo que é VOCÊ.

Instituto Denver
www.institutodenver.com.br

INFORMAÇÕES DE UM CURRÍCULO
1- Identificação ou Dados pessoais
        Nome completo do profissional - preferencialmente no alto da página.
        Endereço residencial completo - não esquecer de números como CEP,
        Data de Nascimento
        Estado Civil
        Naturalidade
        Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o número para recados e o nome da pessoa.
        Celular
        Email
        Hora do dia em que pode ser contatado.
2-Objetivo profissional
        Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.
        Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional. Coloque o objetivo profissional e não objetivos pessoais. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos.
Exemplos:
Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de pessoal.
3-Escolaridade ou Formação Acadêmica
        Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que freqüentou; média obtida (se esta for favorável.
4-Cursos de aperfeiçoamento
        Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.
        Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.
        Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.
        Relacione palestras e seminários relevantes.
        Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.
5-Experiência profissional
        Inicie pelos cargos mais recentes.
        Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional.
        Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado
        Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte das pessoas comete.Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc. Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a empresa. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.
        Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício. Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .
        Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.
        Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.
        Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. .
        Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.
        Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos. Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais.
Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviço de atendimento ao cliente. Vendas em 2000: US$ 54 milhões.
Aumentei a participação de mercado de 5 % para 25 %.

6-Idiomas
        Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever.
Exemplo:
Inglês - fluente - falar e escrever
Inglês - básico - ler.
Espanhol - regular - ler e falar
7-Informática
        Informe nível de conhecimento - noções ou domínio em programação, ambientes, etc.
        Se souber usar a Internet coloque.
8-Viagens
        Cite viagens ao exterior (mesmo que seja por turismo comprovando que adquiriu vivência fora do país, assimilou novas culturas e aprimorou determinado idioma.
9-Outras atividades
        Indique eventuais atividades desenvolvidas (atividades culturais, desportivas, sindicais e associativas .
____________________________________________________________________

CURRÍCULO CRONOLÓGICO
Características
        A informação é apresentada em ordem cronológica (normalmente inversa) iniciando pela mais recente.
        Muito apreciado pelos profissionais de recrutamento devido à rapidez, objetividade de leitura, ser claro, bastante esquemático, objetivo, muito direto e fácil de analisar.
        É o mais usado.
Quando usar:
        Deve ser usado por candidatos que descrevem uma história profissional sem interrupções, que evidencia um desenvolvimento harmonioso de carreira.
        Candidatos que procuram um próximo passo em sua carreira profissional
Quando não usar
        Se possuir pouca experiência profissional.
        Quando necessitar esconder um aspecto menos favorável.
        Quando a última experiência profissional não é a mais relevante para o cargo pretendido.
        Quando houve muitas mudanças de emprego.
        Quando houve muitas mudanças de carreira.

Exemplos de currículos cronológicos
O currículo abaixo é apresentado em uma página e representa um profissional jovem. Nomes de pessoas e empresas são fictícios.
____________________________________________________________________
Pedro Paulo Valente
Rua Bonsucesso 12 - apto. 401 - Rio de Janeiro -RJ
Tel: 7262 9874 (residência)
99 85 87 66 (celular)
pedro_paulo@ig.com.br
Brasileiro, 28 anos, casado, um filho

Objetivo profissional: Representante de vendas
Escolaridade
Segundo grau - Colégio Plínio Santos
Informática
Conhecimentos como usuário: Excel, Word, Powerpoint, Outlook, Internet
Cursos de aperfeiçoamento
1996: Curso de Técnicas de Vendas básico
1995: Curso de Técnicas de negociação
Diversos seminários em Marketing e Gerencia de Vendas
Experiência profissional
Desde 1998 até presente: Empresa Brasil Comercial.
- Representante de vendas - responsável pelos estados RJ, ES e MG
Atribuições / realizações:
        Iniciei o mercado do ES tendo alcançado uma fatia de mercado de 35% em seis meses.
        Reconquistei um grande cliente em MG representando 25% das vendas no estado.
        Aumentei em 30% as vendas no mercado do RJ através de prospecção de novos clientes.
____________________________________________________________________
Susana Marinho Saldanha
Rua da Felicidade, nº23 - Rio de Janeiro, RJ
Tel: 7271 2876 (residência)
9153 4223 (celular)
Susana@hotmail.com
Brasileira, casada, 35 anos, dois filhos.

Objetivo profissional: Secretária executiva
Escolaridade
1998: Graduada em Línguas e Literaturas Modernas
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Idiomas
Inglês - fluente - falado e escrito
Espanhol - fluente - falado e escrito
Informática
Word, Outlook, Excel, Powerpoint
Cursos de aperfeiçoamento
1994: Curso técnico de secretariado
Experiências Profissionais:
1998 até presente data: Brazil Trade - secretária
Principais atribuições:
        Organizar viagens internacionais e nacionais da diretoria da empresa.
        Operar equipamentos de Vídeo conferencia.
        Elaborar atas de reuniões
        Atender telefonemas internacionais.
        Elaborar apresentações em powerpoint.
        Fazer pesquisas na internet
1997: Unisys - operadora de Call Center

1995: Unisys - recepcionista
____________________________________________________________________
CURRÍCULO FUNCIONAL
Características:
        O enfoque principal é a função em vez das empresas onde trabalhou.
        A informação é agrupada pelas funções desempenhadas ou competências profissionais, independentemente da sua seqüência no tempo.
        A história / experiência profissional é dividida em conhecimentos específicos/administrativos, capacidade de comunicação, resolução de problemas e conhecimentos técnicos. Exemplo: "Durante o estágio na empresa x tive oportunidade de desenvolver a função Y, onde me foi dada a possibilidade de adquirir conhecimentos na área de ...".
        Ressalta os aspectos que considera mais adequados para a empresa ou cargo em questão.
        A relação cronológica dos empregadores só é apresentada no final.
Quando usar
        Quando se termina o curso superior e se procura o primeiro emprego.
        Quando desempregado, destaque as realizações anteriores e não a situação atual.
        Quando o cargo requer amplos conhecimentos da sua experiência profissional e não qualificações específicas acumuladas.
        Para jovens profissionais com história profissional curta.
        Candidatos cujo currículo apresente interrupções de carreira nem sempre fáceis de explicar.
        Profissionais que pretendem mudar de carreira.
        Profissionais cuja função atual não é a mais representativa das suas competências e realizações profissionais.
        Quando desejar destacar a atividade profissional e as competências obtidas a partir dela.
        Quando necessitar esconder determinados detalhes (Ex: média de curso baixa ou pouca experiência para o cargo a que se candidata.
        Quando desejar criar espaço para uma apresentação pessoal na qual poderá convencer um potencial empregador que valorize a ambição, a capacidade de crítica e a capacidade de expressão.

Desvantagens
        Muitos especialistas de recrutamento e potenciais empregadores o considerarem com desconfiança pois o encaram como dissimulador de pontos fracos, esconder informações etc.
        É muito subjetivo e pode causar diferentes interpretações.
        É, geralmente, muito extenso o que exige uma maior atenção por parte do selecionador que, muitas vezes, não dispõe de tempo e ignora o currículo e o candidato.
Exemplo de um currículo Funcional:

Nomes de pessoas e empresas são fictícios.
____________________________________________________________________

Rui Diniz Ferreira
Avenida York, 1274 apto. 301, Rio de Janeiro - RJ Brasileiro
Tel: 2234 5432 (residência) Casado
9912 3456 (celular) 39 anos
rdf@hotmail.com
Três filhos
OBJETIVO: Diretor administrativo / financeiro
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1981 / 82 - MBA- Harvard University
1968 / 72 - Administração de empresas - PUC- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
IDIOMAS
Inglês - fluente - falado e escrito
Espanhol - fluente - falado e escrito
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Desde 1972 atuo na área administrativo / financeira em empresas multinacionais como Gessy Lever, Monsanto, Johnson & Johnson. Segue abaixo um detalhamento de realizações e atribuições.
Controladoria
Implantei softwares de Business Intelligence que possibilitaram desenvolver um novo budget ou forecast em 20 dias.
Supervisionei a elaboração de vários budgets
Tesouraria
Na J&J atuei na redução de dias de cobrança tendo reduzido em 15 dias
Reduzi de 15 para 5 o número de bancos. Isto gerou redução significativa no trabalho diário da Contabilidade e Tesouraria com redução de mão de obra.
Contabilidade
Implantei um novo Sistema de Contabilidade e um novo plano de contas que possibilitou a redução em dois dias no tempo de fechamento mensal.
Pg. 1 - Rui Diniz Ferreira
____________________________________________________________________
Custos
Na J&J implantei o novo de sistema de custo standard possibilitando análises de variações mensais.
Recursos Humanos
Na Monsanto a área de RH estava sob minha responsabilidade. Implantei um Departamento de Treinamento e Cargos e Salários.
Implantei um programa de sugestões que geraram reduções de custo de US$ 200,000 por ano.
Informática
Na Gessy Lever:
Coordenei o desenvolvimento de um Plano Diretor de Informática
Supervisionei o projeto de implantação de um novo servidor IBM para toda a empresa.
Supervisionei a implantação de um novo Sistema Integrado.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
1986/88 - Gessy Lever - Controller
1983/86 - Monsanto -Diretor administrativo / financeiro
1980/83 - Consultor autônomo
1972/80 - Johnson & Johnson - Tesoureiro.

Pg. 2 - Rui Diniz Ferreira
____________________________________________________________________
CURRÍCULO CRONOLÓGICO-FUNCIONAL
Características:
        Tenta conciliar o modelo cronológico com a flexibilidade e versatilidade do currículo funcional. Este formato é o mais apreciado pelos profissionais de recrutamento.
        Associa a ordem cronológica inversa das empresas com os cargos realçando a experiência funcional.
        É o modelo mais forte e comunicativo.
Quando usar
        Quando se encontrar no topo da carreira.
        Quando se pretende mudar de empresa mas prosseguindo no mesmo ramo de atividade.
        Quando necessita privilegiar a situação atual.
Exemplo de currículo misto.

Nomes de pessoas e empresas são fictícios.
____________________________________________________________________
João Rezende Neves
Rua Doutor Pedro Quintanilha, n.º 52
22666.090 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: 2383 7937 (residência) 9182 3333 (celular)
OBJETIVO: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
ESCOLARIDADE
Segundo grau. - Colégio Plínio Santos
Rio de Janeiro - RJ
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
Curso de digitação - 1979
Curso de auxiliar de escritório - 1979
Curso de Controle de estoque - 1980

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
09/82 - atual
John & Linus Empresa multinacional americana que comercializa produtos de consumo e produtos farmacêuticos.
Auxiliar de escritório (04/83 - atual)
Digitador (09/82 - 04/83)
Como auxiliar de escritório executo todo serviço de controle de correspondência recebidas e enviadas, controlo todo o estoque de material de escritório através de planilhas em Excel, faço a digitação de contratos de vendas e consignação, executo conciliações bancárias etc
Minhas principais realizações e atividades foram:
Área de Controle de Correspondência
Organizei o setor, introduzi formulários de controle para evitar perda de documentos.
Controle de estoque de material de escritório
Desenvolvi e implantei uma planilha Excel de controle de estoque.
Identifiquei novos fornecedores e consegui uma redução de custo de 10%.
Digitação de contratos
Padronizei os tipos de contratos com o Departamento Jurídico.
Elaborei documentos em MS Word para agilizar a confecção de contratos com excelentes resultados para a empresa.
Conciliações bancárias
Recebi o serviço com conciliações atrasadas em três meses. Hoje toda a conciliação dos quatro bancos está rigorosamente em dia.

02/1980 - 09/1982
Braun Chemicals Empresa multinacional americana fabricante de corantes, pigmentos, plásticos etc.
Digitador (1980/81)

Responsável por toda digitação dos pedidos de vendas da empresa. Fiz várias sugestões para agilização do serviço que foram aceitas e implantadas pela área de informática da empresa. Estas sugestões possibilitaram maior agilidade e maior eficiência no atendimento aos clientes.
Minhas principais realizações foram:
Implantação de relatórios de acompanhamento diário de pedidos pendentes.
Implantação de relatórios mensais de faturamento.
Implantação de relatórios gerenciais do faturamento.
DADOS PESSOAIS
Brasileiro - casado - dois filhos
____________________________________________________________________
PERGUNTAS E RESPOSTAS

1-Que tipo de currículo devo usar ?
Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo. Defina seu objetivo, ressalte suas principais habilidades e realizações e adapte o currículo ao possível empregador.
2-Que tipo de currículo devo usar se quero mudar de área ?
Não adianta nada fazer uma longa lista das empresas por onde passou pois, no máximo vai arranjar um trabalho na mesma área em que sempre atuou.
Destaque as habilidades transferíveis e outras qualificações que possam interessar a possíveis empregadores.
3-Como devo enviar o currículo para a empresa?
Envie uma carta de apresentação de uma página somente com o seu currículo em anexo.
4-Para quem enviar o currículo?
Enderece a pessoa certa. Caso não saiba quem é, telefone para a empresa e pergunte quem é o responsável pelo departamento.
5-Quais os principais erros cometidos ao elaborar um currículo ?
        Enviar fotografia quando não é solicitado.
        Apresentar um Currículo com erros ortográficos, rasurado ou pouco legível.
        Apresentar um currículo desorganizado pois ele pode ser desclassificado.
        Chamar atenção dos recrutadores para pontos negativos (Ex: conhecimentos razoáveis de ...)
        Colocar informações como o nome e idade dos filhos, números de documentos (número do RG, titulo de eleitor, carteira profissional etc), cursos em excesso ou cursos fora do perfil profissional
        Usar linguagem confusa ou rebuscada
        Descrições muito detalhadas
        Colocar assinatura
        Colocar pretensão salarial ou salário anterior.
        Colocar razões por ter deixado o emprego anterior. (somente explicar na entrevista).
        Colocar raça, religião e filiação partidária;
        Colocar referências (só apresentar se a empresa demonstrar interesse na contratação).
6- Como fazer um currículo com excelente aparência ?
        Use papel A4 ou carta.
        Usar tinta preta para imprimir.
        Usar impressora inkjet ou laser. Use copiadoras somente se de excelente qualidade.
        Imprimir somente em uma das faces.
        No máximo 2 ou 3 páginas variando de acordo com a experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos. Em nenhuma hipótese elabore um currículo com mais que 3 páginas.
        Use frases curtas. Máximo de 5 linhas.
        Use espaços e margens idênticos do início ao fim do documento;
        Se estiver usando um currículo cronológico use negrito ou tipos diferentes de letras para evidenciar o que for mais importante. Não exagere nos recursos gráficos. Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse.
        Use envelope grande para não amassar seu currículo.
        Não encaderne ou coloque capa ou plastifique.
        Não escreva à mão qualquer tipo de informação.
        Não coloque foto.
        Não escreva a palavra "CURRÍCULO" no cabeçalho.
        Não assine o currículo.
        Não envie mais de uma cópia para uma mesma empresa.
        Não anexe documentos ( a não ser quando solicitado) .
        Use fontes Arial, Courier ou Times New Roman reconhecidas como as mais agradáveis para leitura. Corpo 12 é o recomendável.
7-Como fazer um currículo se meu último emprego teve curta duração ?
Escreva seu currículo em ordem cronológica normal. Isto enfatizará os empregos mais antigos onde experimentou um longo período de estabilidade.
8-Como fazer um currículo quando não tenho muitas experiência ?
As seções de escolaridade e experiência profissionais são as partes essenciais do "currículo". Para compensar a falta de experiência profissional forneça informações sobre atividades extra-profissionais (ex.: atividades de voluntariado que revelem o caracter e outras capacidades do candidato).
9-Como fazer um currículo quando existem períodos de desemprego significativos ?
Não inclua datas exatas de entrada e saída de empresas. Mencione anos.

10-Como fazer um currículo se tenho mais de 45 anos ?
Não coloque sua data de nascimento no currículo. Não mencione anos em que freqüentou a faculdade (o que poderia indicar sua idade). Elimine alguns de seus empregos mais antigos.
11- O que é um Portfolio ?
É um conjunto de peças ou um dossier onde o candidato (normalmente da área de fotografia, joalheria, design ou moda, publicidade e arquitetura etc) apresenta exemplos de trabalhos realizados e demonstra sua capacidade técnica e criativa. Não existem modelos de Portfólio. Deverá ser criativo, imaginativo e original na apresentação de modo a valorizar os trabalhos executados. Não deverá ser enviado com o currículo porém o candidato deve levá-lo para a entrevista.
____________________________________________________________________
RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAR CURRÍCULO

1-Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.

2-Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;
3-Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.
4-Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.
5-Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.

6-A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.

7-Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela empresa valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.

8-A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.

9-Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica "Diversos" e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa

10-Use palavras positivas e que revelem dinamismo.

11-Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.

12-Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.

13-Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).

14-Não mencione a pretensão salarial nem último salário.

15-Somente coloque referencias pessoais no currículo se a empresa solicitar. Informe nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

16-Envie o currículo para a pessoa que irá tomar a decisão final dentro da empresa. Isto pode ser conseguido tentando um contato com algum funcionário da empresa que algum amigo conheça.

17-Uma recomendação para o profissional sem emprego é que deve aceitar a primeira oferta razoável que aparecer pois sempre poderá mudar de emprego no futuro. Se conseguir ser selecionado para duas empresas, diga para a empresa A que irá iniciar imediatamente. Para a empresa B diga que está em um projeto no estágio final e que não pode abandonar o projeto agora mas que em três semanas estará disponível.

Durante as duas semanas seguintes você poderá avaliar se a empresa A realmente é a empresa em que deseja trabalhar. Se for, ligue para a empresa B e diga que decidiu continuar no projeto e agradeça. Se a empresa A não é a empresa desejada, ligue para a empresa B e diga que conseguiu concluir o projeto rapidamente e que está disponível para iniciar a contratação.

18-MUITO IMPORTANTE
Não envie o currículo sem uma carta de apresentação. Veja a seguir as técnicas que deverá usar para elaborar uma carta de apresentação.
____________________________________________________________________
TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DA CARTA DE APRESENTAÇÃO

Qual a importância de uma carta de apresentação?
• Uma carta de apresentação deve sempre acompanhar seu currículo pois ela é que faz a diferença entre conseguir uma entrevista e ter seu currículo totalmente ignorado.
• Um currículo sem uma carta de apresentação é semelhante a um vendedor que apresenta o produto para o cliente porém não diz uma palavra sobre as qualidades do produto.
• Nunca envie seu currículo sem carta de apresentação pois o resultado normalmente é nulo ou negativo e estará desperdiçando uma grande oportunidade.
• O tempo investido na elaboração da sua carta de apresentação irá se pagar completamente. É importante observar que redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que parece.

O que é uma carta de apresentação?
• É uma carta que apresenta o candidato à vaga numa empresa, encaminhando o currículo em anexo. É usada pelos recrutadores como uma forma de pré seleção dos inúmeros currículos.
• É uma carta muito breve que apresenta, de forma bem resumida, as experiências, competências e habilidades do candidato.
Exemplo de carta de apresentação:
Prezados Senhores,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo - Financeira, apresento-lhes meu currículo em anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidade, rápido aprendizado, comprometimento, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo também que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da empresa.
No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Fulano de tal

Qual o principal objetivo de uma carta de apresentação?
Fazer com que seu currículo seja selecionado, lido e analisado pelos recrutadores e que consiga gerar a desejada entrevista.

Qual a importância da carta de apresentação?
• É uma ferramenta de marketing pessoal tão importante quanto o currículo. É na carta onde poderá fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades.
• Desempenha um papel cada vez mais determinante nos processos de recrutamento.
• É uma ferramenta extremamente importante para despertar o interesse pela seleção e leitura do seu currículo Esta importância se deve à grande quantidade de currículos recebidos por uma empresa, através do email.

Tipos de cartas de apresentação
Antes de enviar a carta escolha primeiramente o tipo de carta de apresentação que deve ser elaborada especificamente para a finalidade que está focando.
1- Carta de apresentação para resposta a um anúncio.
Personalize a carta de apresentação para o cargo apresentado no anúncio. O leitor deve observar rapidamente que você é um bom candidato.
2- Carta de apresentação para procura de cargos em aberto (carta de prospecção)
É uma carta consultando sobre possíveis cargos em aberto. Este tipo de carta deve ser personalizado de modo que o leitor saiba que tem conhecimentos sobre a empresa e sua missão. Ao enviar este tipo de carta sempre envie, em anexo, seu currículo.
3- Carta de apresentação para envio à rede de contatos (networking)
As cartas enviadas para sua rede de contatos são cartas solicitando auxilio na identificação de cargos em aberto nas empresas. Envie seu currículo junto com a carta de apresentação de modo que o leitor possa conhecer sua experiência e habilidades.

Como personalizar a carta de apresentação?
A carta de apresentação deve ser personalizada para cada cargo que está concorrendo e para cada empresa. Esta personalização da carta para cada empresa requer um investimento do seu tempo porém, tenha certeza, irá gerar um excelente retorno.
• Se possível, envie a carta para a pessoa responsável pela contratação. Se necessário, faça pesquisas online ou por telefone para saber o nome do gerente que está contratando.
• Liste os critérios que a empresa está procurando e demonstre como suas habilidades e qualificações e experiência atendem cada critério apresentado pela empresa. Enfatize os seus diferenciais e pontos fortes e somente mencione aspectos que tenham relação com o cargo.
• Se conhecer alguém que trabalhe na empresa, mencione seu nome na carta de apresentação. Isto irá fazer com que sua carta de apresentação tenha uma atenção especial. Se possível, faça um contato com a pessoa que conhece na empresa e peça para que lhe recomende no departamento de recrutamento.
• No primeiro parágrafo da carta, mencione como soube do cargo em aberto na empresa.
• Visite o site da empresa e obtenha informações (missão, etc.) e mencione na sua carta de apresentação

Dicas importantes para elaboração da carta de apresentação.
1- Transmita uma imagem sóbria e profissional.
Procure acima de tudo transmitir uma imagem sóbria e profissional. Mantenha um tom formal. Use linguagem simples, seja claro e evite frases muito confusas que possam dificultar a compreensão das ideias.
2- Convença e cause boa impressão inicial
Deve convencer e causar boa impressão inicial de modo que o leitor se interesse em ler / analisar o seu currículo e consequentemente gerar uma entrevista. Normalmente as empresas recebem uma quantidade muito grande de currículos para um anúncio e a seleção inicial dos currículos é feita de uma forma rápida.

Qual deve ser o formato da carta de apresentação.
• Deve ser escrita em computador, exceto quando a empresa solicitar carta escrita a mão.
• A carta deve ser breve, direta e concisa. Deve ser breve. Não mais do que três ou quatro parágrafos. Nunca deve passar de uma página.
• Ao contrário do currículo, deve preferencialmente ter sua assinatura no final. Se impressas em papel, devem ser assinadas à mão.
• O texto deve ser disposto de forma homogênea sobre a folha, mantendo uma estrutura equilibrada;
• Não deve ter grandes destaques ou sublinhados;
• Salve os arquivos com seu nome de modo que não se perca ou misture com outros materiais. Exemplo: Paulo-Menezes-currículo.doc e Paulo-Menezes-carta-apresentacao.doc
• No campo de assunto do email inclua o nome do cargo e seu nome. Exemplo: Paulo Menezes – Cargo de Gerente Administrativo.
• Junto com sua assinatura inclua seu nome, endereço, telefones e endereços de email de modo a facilitar um futuro contato.
• Use um tipo de letra que seja fácil de ler. Ex.: tamanho 12, arial, verdana ou times new roman. Use o mesmo tipo de letra no seu currículo. Deixe linhas em branco entre parágrafos; não use mensagem formatada e não use HTML no corpo do email.

Como enviar a carta
• Deve ser enviada com o currículo mesmo quando a empresa não solicita.
• Envie a carta de apresentação no corpo do email e nunca como anexo (exceto se o anúncio assim exigir).
• A carta deve complementar seu currículo (e não duplicá-lo).

Quais as verificações finais que devem ser feitas antes de enviar a carta?
• Verifique: nome da empresa, endereço, telefones, endereço de email da empresa, se a carta está indicando o cargo para o qual está se candidatando e falta de letras ou palavras.
• Peça a um amigo ou colega para ler a carta antes de enviar pois é mais fácil para outra pessoa encontrar erros.

• Envie um email para testar e ver como ficou a formatação do email que irá enviar para a empresa.
• Faça uma verificação gramatical usando seu processador de texto (Exemplo: word). Tenha cuidado redobrado com o vocabulário, a forma que irá adotar no texto e evitar erros gramaticais. A linguagem transmite não apenas informações, mas também aspectos como nossa educação, cultura, instrução, escolaridade etc. Nada desabona mais do que uma carta de apresentação com erros.

Qual é a estrutura padrão da carta de apresentação.
Data
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
Endereçamento
Á
Nome da empresa
Endereço da empresa
At: Sr. (a) xxxxxxxxxxx
Ref: Vaga de xxxxxx

Saudação
Prezado(a) Sr.(a) XXXXX

Primeiro parágrafo ou Introdução
Informe por que motivo está enviando seu currículo (resposta a anúncio ou candidatura espontânea) e mencione o cargo para o qual está se candidatando e onde encontrou o anúncio. Se houver, informe o nome de uma pessoa de mútuo conhecimento. Mostre que conhece a empresa e o setor de atuação. Informe porque a empresa deve selecioná-lo para uma entrevista.
Exemplo 1:
Estou à procura de nova colocação no mercado na área de Recursos Humanos e acredito que a empresa possa ter interesse por minha experiência e qualificações que atendem aos requisitos apresentados.
Exemplo 2:
Em resposta ao anúncio publicado no jornal O Globo em 15/04/2011, referente ao cargo de assistente de vendas, venho apresentar minha candidatura, encaminhando, em anexo, meu currículo.

Segundo parágrafo
Descreva o que oferece para a empresa. Informe principalmente como sua experiência e qualificações atendem a cada critério e requisito apresentado pela empresa. Lembre que você está interpretando seu currículo e não repetindo. Demonstre seu interesse e entusiasmo ao atender com suas credenciais as qualificações requeridas pela empresa.
Terceiro e/ou quarto parágrafo:
Apresente muito resumidamente seu perfil diferenciado, mencionando suas qualificações e experiências. Valorize as suas competências e habilidades. Apresente argumentos que criem interesse para a realização de uma entrevista.
Exemplos:
Saber resolver problemas, lidar com pessoas, trabalhar em equipe, cumprir prazos, manter-se atualizado, aprender rápido, trabalhar sob pressão, ser empreendedor, ser capaz de trazer soluções inovadoras, estar constantemente comprometido e motivado, etc.
Parágrafo final:
Agradeça à empresa por considerá-lo para o cargo. Reitere seu interesse no cargo e informe como pode ser contatado (informe email e/ou telefone). Solicite uma entrevista onde possa detalhar informações profissionais.
Exemplo 1:
Seria um prazer ter a oportunidade de detalhar melhor minhas experiências e competências em entrevista.
Exemplo 2:
Coloco-me, desde já, à disposição para uma entrevista, ocasião em que poderei detalhar melhor minhas experiências e competências.
Exemplo 3:
Envio em anexo meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista, quando poderei fornecer mais informações sobre minhas experiências e competências.
Saudação final
Atenciosamente ou Cordialmente
Assinatura
(Em uma carta impressa faça uma assinatura manual; para uma carta por email coloque seu nome)

Exemplos de cartas de apresentação:
Exemplo 1:
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
À
Empresa TecnoInfoRio
Rua Joaquim Nabuco, 132, cep 20000-000, Rio de Janeiro, RJ
At.: Sr.(a) Paulo Roberto Martins
Ref.: vaga de "Analista de sistemas"

Prezado Sr. Paulo Roberto Martins,
Gostaria de apresentar minha candidatura para o cargo de Analista de Sistemas, conforme anúncio publicado no jornal O Globo de 10/04/11, encaminhando em anexo currículo para apreciação.
Sou formado pela PUC-RJ, no curso de Análise de Sistemas. Fui estagiário nessa universidade no Departamento de Informática durante dois anos. Domino as tecnologias HTML, JAVASCRIPT e PHP, bem como os softwares MySQL e FLASH. O estágio na Universidade contribuiu de forma expressiva para minha formação, aprimorando aptidões como a de resolver problemas, de trazer soluções inovadoras, de lidar com pessoas, de trabalhos em equipe, de cumprir prazos, dentre outras.
Tenho a confiança de que apresento as qualificações necessárias para exercer a função de forma adequada e desde já coloco-me à disposição para uma entrevista, objetivando o detalhamento de informações profissionais.
Cordialmente,
Fulano de Tal
Anexo: Curriculum Vitae
________________________________________
Exemplo 2:
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
À
Empresa TecnoInfoRio
Rua Joaquim Nabuco, 132, cep 20000-000, Rio de Janeiro, RJ
At.: Sr.(a) Alexandre Resende
Ref.: vaga de "Assistente de Marketing"

Prezado Sr. Alexandre Resende,
De acordo com a indicação do Sr. Renato da Silva, funcionário desta empresa, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Jost Indústria Plástica, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Tenho a confiança de que apresento as qualificações necessárias para exercer a função de forma adequada e desde já coloco-me à disposição para uma entrevista, objetivando o detalhamento de informações profissionais.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.
Cordialmente,
Fulano de Tal
Anexo: Curriculum Vitae
________________________________________
Exemplo 3:
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
À
Empresa TecnoInfoRio
Rua Joaquim Nabuco, 132, cep 20000-000, Rio de Janeiro, RJ
At.: Sr.(a) Alexandre Resende
Ref.: vaga de "Assistente financeiro"

Prezado Sr. Alexandre Resende,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, rápido aprendizado, firme em cálculos, comprometimento, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Fulana de Tal
Anexo: Curriculum Vitae
________________________________________
Exemplo 4:
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
À
Empresa TecnoInfoRio
Rua Joaquim Nabuco, 132, cep 20000-000, Rio de Janeiro, RJ
At.: Sr.(a) Alexandre Resende
Ref.: vaga de "Assistente de Treinamento"
Estou a procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minha experiência e qualificações.
Sou graduada em Administração e atuo na área de Recursos Humanos há cinco anos com atuação no desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento. Um dos meus projetos foi obter a certificação ISO-9001.
Envio em anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.
Cordialmente,
Fulana de Tal