quarta-feira, 22 de junho de 2011

Redações dos alunos do cursinho Paideia

 

Tema geral: A educação pode salvar o planeta!
***********************************************************************************
Aluna:Savya Sabrina F. Souza
Como educar e por onde começar?
Grande parte da população mundial tem uma vida corrida, muitas vezes sem tempo nem para si próprios. Sendo assim, a grande maioria não se preocupa com o que acontece ao seu redor.
Partindo da certeza de que o planeta está sofrendo em grandes proporções por males como: derretimento das geleiras, que levam milhares de anos para se formar, aumento acelerado da temperatura, poluição da água e muitos outros, sabe-se que é preciso tomar algumas atitudes para diminuir ou até mesmo acabar com o impacto causado pelo homem na natureza.
Por onde começar? Muitas pessoas só começam a s importar, a partir do momento em que isto começa afetar diretamente suas vidas.
Algumas atitudes já estão sendo tomadas, quase todas as latinhas de metal já estão sendo recicladas no Brasil; empresas que tem como matéria prima a madeira, a usam de reflorestamento, outras coletam seus produtos quando estes não podem ser jogados no lixo comum.
Isto ainda é pouco, já que os resultados só podem ser vistos em longo prazo, mas são pequenas atitudes que podem salvar o mundo.
+++++
Aluno: André Ricardo dos Santos
“Máscara” do planeta
            No mundo de hoje, várias pessoas não enxergam o que o mundo realmente é. Drogas, miséria, política, aquecimento global, educação, são estes temas que fazem o mundo estar como está, uma calamidade! E o pior é que 72% da população mundial não sabe o que se passa por detrás da “máscara” do nosso planeta.
            O governo mundial mente e as pessoas acreditam nessas mentiras, muitas por falta de educação, de conhecimento, por não saber o que realmente acontece. Isso faz o mundo decair cada vez mais e os nossos governantes subirem.
            E como o mundo pode enxergar? Como o mundo pode ser salvo?
            A educação é uma ótima maneira de nos fazer enxergar, nos mostrando o que se passa, e por que as coisas ocorrem. Dessa forma, poderíamos livrar o nosso mundo da decadência e talvez um dia salvá-lo.
+++++
Aluna: Thaís B.
Mundo em que vivemos
            Acredita-se que o planeta pode sim ser salvo, isto, começando por nós mesmos, ou seja, com a nossa educação. Para melhorarmos, precisamos agir de forma correta na sociedade, começando desde a infância, contando com a ajuda dos pais e da escola também.
            No nosso país há muitas irregularidades, partindo dos políticos que poderiam ser bem melhores. Poderiam melhorar a educação nas escolas públicas, ter mais investimentos, e cobrar menos impostos, mas os políticos não pensam em nós, pois são muito corruptos.
            Existe a questão da pobreza no mundo, se a pessoa não tem estudo ela não consegue arrumar um emprego digno. Por falta de vagas nas creches e escolas elas acabam desistindo, e isto faz com que elas participem da criminalidade para sustentar-se e sua família também.
            Preservar o meio ambiente iria mudar muito questões ambientais, saúde, etc.
+++++
Aluna: Yasmin Maciel dos Santos
A educação pode salvar o planeta!
            O mundo é uma casa em que todos nós moramos, o planeta é a parte principal da casa. Assim como nós deixamos nossa casa arrumada e limpa devemos agir com o planeta.
            Apesar de estarmos sempre com dificuldades em nossa casa, o planeta está com grandes problemas piores. A falta de atenção com as pessoas pobres, por exemplo, é o que nos leva a pensar que não temos espaço suficiente para abrigá-las em casa. Mas mesmo pensando assim, este não é o único problema.
            A educação é meio principal para deixarmos de pensar assim, apesar de que em vários lugares do mundo a educação não é boa, devemos pensar que a educação não pode mudar as atitudes das pessoas. Muitas dizem que devemos ir à escola e que sem ela não teremos uma boa educação, e sem educação podemos virar algo ruim, mas muita gente sem ter terminado a escola se transformou em excelentes pessoas, algumas inclusive no mundo da política.
            Pessoas que passaram por grandes dificuldades sabem do que o mundo precisa: de boas escolas, acabar com a fome, a pobreza, as drogas. São pessoas que tentam melhorar tudo isso no seu dia-a-dia, mesmo sendo humildes e pobres.
            Apesar de tudo isso, o planeta deveria ser salvo das desgraças, das guerras, das destruições e principalmente dos políticos que podem ajudar, mas não fazem nada. Com tudo isso, o planeta deve ser salvo por nós mesmos, não apenas com grandes gestos, mas com pequenas atitudes.
            Não dá para salvar o planeta de uma só vez, devemos saber que os pequenos gestos são o que faz a diferença, e só vamos ver essa diferença quando nós mesmos fizermos, esperar pelas autoridades vai demorar muito. Com nossa educação podemos mudar o planeta, não devemos esperar pela educação dos outros para mudar o planeta.
+++++
Aluna: Dayane Aseh
A educação pode salvar o planeta!
Na educação mundial, os governos estão conformados com esse tipo de educação: alunos sem aprender, salas de aulas em professores qualificados para ensinar, alunos que passam de ano sem aprender. Para eles o ensino público está bom, mas será que se a educação, mas será que se a educação de nossos alunos fosse de qualidade nós conseguiríamos salvar o planeta?
Há outros fatores com que o planeta pode ser destruído. A maior luta do mundo é a fome, seguida do aquecimento global. Os Estados dizem tentar combater, mas a corrupção é maior. Para estes governos, quanto mais pessoas conformadas com esse descaso na educação, melhor para eles nos manipularem, pois seremos leigos.
Se não focarmos na educação não terá como preservar o meio ambiente, ajudando no combate ao aquecimento global.
+++++
Aluna: Bianca Kethelyn M. Honorato
A educação pode salvar o planeta!
Hoje, no mundo em que vivemos, a realidade é assustadora, ela nos mostra o quanto a população está seguindo um caminho desastroso, que para ter volta precisará olhar para si próprio e buscar soluções. Devem começar buscando a educação, que leva as pessoas a se tornarem mais críticas e menos ignorantes, ela possibilita a transformação do planeta.
Se as pessoas olharem melhor, elas conseguem enxergar o que está destruindo o planeta: corrupção, drogas, poluição, aquecimento global, pessoas que andam por aí sem vontade de mudar, sem vontade de mudar, vendo tudo passar e sem coragem de tomar atitudes. A corrupção hoje piora a situação: cobram impostos enormes, roubam da população, não investem nas escolas, não buscam soluções para tirar as pessoas da rua, não acabam com a miséria, com as drogas, pelo contrário, só levam as pessoas a vida e só pisar.
Conclui-se que podemos deter tudo isso começando a pensar no meio ambiente, pois esse é o caminho da prosperidade do planeta, esta é uma das soluções que podem ser tomadas e uma das mais inteligentes.
+++++
Aluna: Suza O Zanettin
A educação pode salvar o planeta!
A educação é o inicio de uma vida longa e saudável.
Todo ser humano deveria ter acesso à educação. Independentemente de sua classe social, de sua raça ou nacionalidade. Mas infelizmente a realidade é outra, poucas pessoas tem acesso à educação. O que vemos é um país corrupto (Brasil?), nojento, racista, ignorante, que faz total diferença e discriminação de pessoa para pessoa, no qual vemos tão pouco ou quase nada sendo feito pela classe pobre. Quem deveria fazer algo grandioso pelo povo, que são os políticos, não fazem absolutamente nada, só fazem para eles mesmos, e as pessoas de baixa renda não tem acesso, se quer, à educação, e são os que mais sofrem com a violência e miséria geral.
Precisamos fazer algo para cuidar da nossa educação, não temos que ficar acomodados, e sim estudar, lutar e vencer. Cuidando do nosso planeta para que possamos viver uma vida digna e saudável.
+++++
Aluna: Simone Cavalcante de Souza Rodrigues
Educação é o começo de uma consciência
Vamos pensar e comentar sobre o que é a educação em nosso país. Eu, particularmente, não a considero a melhor. Não são todos, mas nem todos os professores estão preparados para educar, e quando falo em educar, falo lá do começo, na base do ensino fundamental.
Hoje em dia, para aprender deve-se ter força de vontade e objetivo, porque quando se trata de criança sem estímulos, vejo que nada acontece na educação. Não são todos, mas conheço professores que realmente amam o que fazem.
Quando se é criança, tudo é novo, e nem sempre é interessante. Em minha opinião, a educação muda não só o comportamento, mas também a classe social de muitos. O ensino, muitas vezes, dá asas para um grande voo.
Sem a educação não há consciência do que realmente é importante, a educação realmente, não apenas abre novos horizontes, mas constrói um país mais consciente.
+++++
Aluna: Ana Carolina
A educação pode salvar o planeta!
Vivemos em um mundo hoje em que a educação infelizmente em sido um grande problema para todos nós, nos causando desde problemas mais sucintos, como interpretar o que se lê, até o analfabetismo, que é um problema bem mais complexo que nos aflige.
Por causa de todos esses problemas que permeiam a educação, acabamos tendo graves problemas, como jovens se envolvendo com o tráfico de drogas; adultos que nem chegam a concluir o ensino médio, etc. Além disso, se o país tivesse uma boa educação, muitos problemas seriam solucionados, como por exemplo, escolher melhor quem nos representa no governo, isso diminuiria o fluxo de drogas e vandalismo, e as pessoas  teriam mais consideração com as outras pessoas e com o meio ambiente.
Sem assim, acredito que se tivéssemos uma boa educação, não só salvaríamos o nosso país, mas sim o planeta!
+++++
Aluno: Toniguch Caetano Santos de Sales
Brasil abençoado por Deus e deficiente na educação
O Brasil é a sétima maior economia do mundo, mas isso não quer dizer que esteja entre as de dez melhores educações do mundo. Hoje em dia, dar aula é por amor ao ensino, não pelo salário. Um professor ganha dez reais por aula, o que para algumas empresas, isto é considerado um vale refeição. Empresas precisam de mão de obra qualificada, e não achando aqui, procuram em outros países como Japão e Estados Unidos.
Os alunos precisam de educação de qualidade, não achando, a maioria faz cursinho para fazer uma boa faculdade, os demais arrumam empregos temporários só para suprir suas necessidades básicas.
Este país (Brasil) tem mais da metade da população vivendo na pobreza, ou na pobreza extrema. Para o governo isto é bom, pois assim ele pode fazer o que quer sem reclamações. Ninguém sabe de nada, assim, para a população é normal a educação ser desse jeito. Para ter uma ideia, a educação da Argentina supera a nossa. Todos têm que se conscientizar, pressionando o governo, porque todos os nossos direitos foram à base de luta e muito suor, a educação tem de ser mais um direito que valha a pena lutar.
+++++
Aluna: Rebecca Martins
Drogas
Drogas, quando ouvimos essa palavra pensamos em morte, armas e nos jovens. Porque jovens? Os jovens são os primeiros a ser vítimas destas substâncias, começam a usar muito cedo e acabam com o futuro não só deles, mas com toda sua família.
Tanto as drogas quanto o alcoolismo fazem a família sofrer, os pais ficam se sentindo culpados, porque o seu filho está neste vício. Muitos filhos são agressivos quando querem usar a droga e os pais não lhes dão dinheiro, a partir daí, eles começa, a roubar as coisas da própria casa, do vizinho, e cada vez mais, o que ele conseguir roubar, se não for punido ele vai continuar roubando, e no futuro esses jovens vão ser traficantes, e muitas vezes este caminho não tem volta.
+++++
Aluno: Vitor Francisco de Matos
Mudanças nos bons hábitos
Diante de muitas mudanças que vem ocorrendo nos bons hábitos, que a cada dia as coisas perdem o sentido. Parece que ainda não há solução para problemas corriqueiros que afetam toda população do globo terrestre.
É importante que todos deem as mãos e tentem encontrar formas de combater esse mal que acomete todos os seres, em função de políticas de governo mal planejadas. Chegamos a esse absurdo na educação, pois os bons hábitos de educação perderam o sentido para boa parte das pessoas. Entretanto, ainda há como salvar o planeta, desde que haja um esforço contínuo dos governos e sociedades, a favor de um planeta mais humano, onde todos tenham melhor entendimento e mais consciência dos problemas que nos afetam.
+++++

Aluno: Ronaldo Júnior
Educação
Sabe-se que a educação é o elemento essencial que o ser humano deve possuir para que tenha uma boa relação com as pessoas e possa adquirir conhecimento.
O indivíduo é influenciado pela educação familiar, que nem sempre é algo positiva, logo vai à escola e tem acesso a uma nova educação. Mas o aluno pode partir para o lado da violência, relacionando-se com pessoas que fizeram pouco caso da educação, transformando-se em criminosos.
A educação pode influenciar o meio ambiente. A maior parte da população não o preserva porque acha que não tem nenhuma função, isto acaba gerando diversos problemas tanto à política quanto a nós mesmos. A principal causa disso é o aquecimento global, isto, sem falar da fome, drogas, descaso, pobreza e muitos outros.
Estes problemas estão relacionados à má influência, com base nesse argumento, chega-se à conclusão de que os problemas com relação à educação nunca se acabarão.
+++++
Aluno: John Ericsson
A educação pode salvar o planeta
A educação pode salvar o planeta, porque através dela podemos conseguir algo melhor, por exemplo, um bom emprego, uma boa educação e também, minimizar o nível de analfabetismo, e de classes sociais menos favorecidas no mundo.
Para que a educação salve o planeta, é necessária a colaboração de todos: oferecendo cursos gratuitos para todas as idades, criar mais instituições para tirar os jovens das ruas, das drogas, da fome. Com estes e outros itens, poderemos ter uma sociedade, e até mesmo um mundo melhor, sem pobreza, sem um número alto de analfabetos e sem fome.
Para que isto ocorra, as políticas de governo devem fazer a diferença.
+++++
Aluna: Júlia Almeida Oliveira
A educação pode salvar o planeta
Estamos vivenciando um período em que a educação, por diversos fatores tem perdido valores importantíssimos para toda a humanidade, pois é através da educação que conseguimos estar situados no mundo em que vivemos.
O grande problema da educação está na falta de manutenção nas escolas, a falta de professores, etc. Porém, os estudantes tem grande porcentagem de “culpa”. Eu, como aluna do ensino médio, percebo o quanto as coisas mudaram, o quanto os valores foram se perdendo, e isto é culpa de quem? Creio que, alunos, professores, diretores, governadores.
Por que, no passado as crianças atravessavam rios, andavam 1,2 horas para aprender, e hoje nas grandes cidades há tanta desvalorização? As escolas são praticamente do lado de casa, e há tanto desinteresse?
Não temos uma resposta certa para o caos que a educação se encontra hoje, diversos motivos contribuírem para isso, mas uma coisa fica em evidência: se a educação continuar a desfalecer, quem serão os futuros médicos, professores, engenheiros, contadores? Como se formarão as crianças e jovens brasileiros diante desta “crise”? Este é um dos grandes problemas, esperamos que a situação melhore.
+++++
Aluna: Bruna Eduarda Santos de Souza
Educação e conhecimento
A educação pode salvar o planeta? Será? Como salvar o planeta com educação e conhecimento?
A educação pode ser uma forma de ajudar as pessoas a entender o mundo e aprender a cuidar dele. Se cada um de nós nos conscientizarmos, poderemos alcançar um mundo melhor, onde não tenha corrupção, pobreza, desigualdade social, onde uma pessoa ajude a outra.
Conhecimento é cada um ter a vontade de saber o que acontece no mundo. Assim, saberíamos em quem votar para governar nosso país, e correríamos cada vez mais para um mundo melhor.
A educação pode ser uma ajuda para salvar o planeta, mas não basta apenas a educação, é preciso também de conhecimento, vontade, fé, sonho e amor para a humanidade, isto é muito importante. Assim estaremos salvando o planeta de nós mesmos, pois o planeta pede socorro ao seu criador.
Estamos acabando com o mundo que Deus nos deu de bom grado, com poluições de rios e mares. Cada vez mais construímos fábricas onde eram florestas, onde havia árvores, e isto traz poluição do ar. Se cada um de nós abrirmos os olhos, poderemos evitar que o planeta revide.