domingo, 9 de outubro de 2011

'Não pode se acomodar', diz gerente que começou como temporária

Especialista diz que vaga de curto prazo deve ser encarado como efetiva.
Série do G1 dá dicas sobre como conseguir emprego temporário.

Karoline Zilah e Marta Cavallini Do G1 PB e em São Paulo
 
 
O que poderia ser apenas uma fonte de renda temporária se transformou em carreira para a comerciária Fernanda Ferreira, de 31 anos. Ela foi contratada por 3 meses em uma loja da Paraíba e conseguiu ser efetivada após o período. Em 1 ano de contrato, ela escalou diversas funções e conquistou a confiança de chefes e clientes na franquia onde atua, chegando a gerente.

A trajetória de Fernanda começou em maio de 2007, quando ela foi indicada por uma amiga para reforçar a equipe de uma loja de confecções para a época do São João, uma das mais movimentadas do ano no comércio de Campina Grande. O contrato, que seria de apenas 45 dias, foi renovado pelo mesmo período e evoluiu para a assinatura da carteira de trabalho.

Antes de ter contato direto com os consumidores, Fernanda trabalhou como estoquista e caixa da loja de confecções, até que foi transferida como vendedora para uma loja de calçados do mesmo grupo. O diferencial, segundo ela, foi sempre se mostrar disposta a novos desafios e responsabilidades. "Todo temporário sofre a angústia de saber se vai ser efetivado. Antes disso, como funcionária em teste, achei primordial mostrar que eu tinha capacidade para fazer mais e melhor. A gente não pode se acomodar", aconselha.

Para a gerente, ter começado "por baixo" e passado por várias funções dentro da empresa foi essencial para adquirir conhecimento e hoje administrar a loja. "Temos que conhecer todos os segmentos do nosso trabalho para suprir as necessidades na hora que algum colega faltar ou que a equipe estiver desfalcada. Assim o nosso trabalho vai sendo reconhecido", diz.

Inquieta, ela diz aproveitar cada treinamento para aperfeiçoar seu trabalho. Sob sua administração, a loja ganhou 2 prêmios nacionais entre as franqueadas por atingir metas de vendas. Apesar do sucesso alcançado, Fernanda diz que enxerga mais perspectivas pela frente: "Acredito que meu trabalho não para por aqui. Com certeza tenho espaço para crescer."

Ver trabalho temporário como efetivo
Renato Grinberg, diretor-geral da agência Trabalhando.com Brasil, diz que o primeiro passo para ser efetivado é encarar o trabalho temporário como se fosse um emprego fixo. É importante chegar no horário e mostrar que está comprometido e quer fazer a diferença.

Para o especialista, a pessoa trabalhar com o que gosta e se identifica dobra as chances de conseguir a efetivação: "Se fizer aquilo que gosta ajuda tremendamente a ter progresso, faz tudo com muito mais prazer. Se for só para ganhar dinheiro, as chances de progredir são muito menores".
série 'trabalho temporário'

Grinberg avalia que a postura no ambiente dentro e fora do local de trabalho é fundamental. "A pessoa tem que lembrar que todos os movimentos dela, até mesmo na hora de almoçar, de tomar café, contam pontos positivos e negativos. Não convém falar palavrão, fazer fofoca, falar mal das pessoas", aconselha.
O diretor afirma que quem pretende ser efetivado deve tentar ser observador e proativo ao mesmo tempo, além de saber aprender com os colegas. "Vão ter empregados que conhecem melhor o funcionamento do estabelecimento, tem que mostrar que está ali para aprender e ver os colegas como aliados, não como competidores", explica. "Muitas vezes é preciso falar antes com um colega efetivado antes de falar com o gerente, tem que respeitar a hierarquia para ganhar aliados."

Outro conselho do especialista é não ficar criticando o que é feito no local de trabalho, pois pode parecer arrogância. "Não pode tomar certas atitudes no começo, como querer mudar a vitrine, por exemplo, pois pode passar a impressão de querer mostrar serviço perante os demais e de competitividade".
saiba mais
 
Para chegar ao topo, como aconteceu com Fernanda, também é necessário ter cautela, afirma Grinberg: "Pode ter ambição de atingir cargos mais elevados, é fundamental que a pessoa queria ser gerente, supervisor, mas tem que traçar estratégias, no primeiro mês o ideal é só observar."

Se a contratação não acontecer, ao menos o profissional terá agregado experiência e aumentado sua rede de contatos, lembra o especialista. "Nem todas as pessoas vão ser contratadas mesmo, mas quem está fazendo esse trabalho bem feito, mesmo que não consiga [a efetivação], cria boa referência para conseguir outros trabalhos."

Fonte: http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2011/10/nao-pode-se-acomodar-diz-gerente-que-comecou-como-temporaria.html